Destaque do mês

Esqueleto de soldado medieval é encontrado com espada e facas em lago na Lituânia

Os restos mortais de um soldado medieval que morreu há mais de 500 anos foram encontrados no fundo de um lago na Lituânia. O mais impressionante é que ao lado do esqueleto estavam facas e uma espada. Além disso, também foram localizados um par de botas de couro em bom estado de preservação e um cinto de couro.

O esqueleto foi encontrado sob uma camada de areia e lodo no fudo do Lago Asveja. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius examinaram o corpo e concluíram que a pessoa era do sexo masculino e que morreu no século 16. A causa da morte ainda não foi determinada. 

Segundo a arqueóloga Elena Pranckėnaitė, da Universidade de Klaipėda, esta é a primeira vez que os restos mortais de um soldado medieval foram encontrados debaixo d'água na Lituânia. A descoberta foi feita durante obras de manutenção em uma ponte construída nos anos 1930. O esqueleto foi localizado a uma profundidade de 9 metros por mergulhadores.

De acordo com os pesquisadores, uma outra ponte ficava situada no mesmo local por volta do século XVI. "Por enquanto, presumimos que os restos mortais descobertos podem estar ligados à antiga ponte que levava ao castelo Dubingiai, que ficava no topo da colina às margens do Lago Asveja", disse Pranckėnaitė. O esqueleto e os objetos estão sendo estudados para que se descubra mais informações sobre a história do soldado. 


Fonte: Live Science