Destaque do mês

Encontrados na Polônia brinquedos de crianças pré-históricas

Um grupo de arqueólogos encontrou duas pequenas peças de argila com formato de porcos em uma área rochosa localizada na aldeia de Maszkowice, no sul da Polônia. Estima-se que os artefatos tenham cerca de 3.500 anos. Os pesquisadores acreditam que as estatuetas podem se tratar de brinquedos de crianças pré-históricas da Idade do Bronze.

A descoberta, inédita na região, surpreendeu os arqueólogos. “Estas são as primeiras estatuetas zoomórficas encontradas, isto é, figuras que representam animais”, disse o pesquisador Marcin S. Przybyła, do Instituto de Arqueologia da Universidade Jagiellonian. Ele acrescentou que os artefatos são pequenos, com apenas alguns centímetros, mas feitos com muito cuidado, incluindo detalhes anatômicos, como mamilos.


As estatuetas têm estilos ligeiramente distintos, como se tivessem sido criadas por duas pessoas diferentes. Uma é mais clara, enquanto a outra foi queimada para ficar com um tom escuro. “Não há dúvidas a respeito do tipo de animal elas representam. Você tem que lembrar que os porcos da época pareciam mais com javalis do que com os porcos domesticados de hoje em dia”, disse Marcin. 

Marcin acredita que os objetos poderiam ter sido usados como brinquedos de crianças ou utilizados em algum tipo de culto. Alguns especialistas consideram que os povos pré-históricos representavam animais como forma de se apossar da essência deles.

As peças foram encontradas nas ruínas de uma antiga cabana que servia de residência durante a Idade do Bronze. A estrutura era provavelmente retangular ou quadrada, com paredes de cerca de 20 cm de espessura, cobertas com uma espessa camada de argila. No local, também foram encontrados ossos de animais, como porcos e bovinos.


Fontes: 
Science in Poland e La Nación  - Imagens: PAP/Grzegorz Momot/Reprodução