Destaque do mês

Misteriosa estrutura na Rússia pode ser uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo

Uma das igrejas cristãs mais antigas do mundo pode ter sido identificada na Rússia. A misteriosa estrutura está enterrada sob a fortaleza de Naryn-Kala, em Derbente, no Daguestão. De acordo com pesquisadores da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia MISIS, apenas o fragmento de uma cúpula da edificação é visível. 
Os pesquisadores estimam que a estrutura tenha sido construída por volta do ano 300 d.C. Até hoje havia dúvidas sobre a sua natureza. Especulava-se que ela poderia ser um reservatório de água da fortaleza, um templo dedicado ao zoroastrismo ou uma igreja cristã. Um novo estudo aponta que a última hipótese é a mais provável.

O local não pode ser escavado porque é tombado como patrimônio cultural da UNESCO. Para estudar a estrutura, os arqueólogos usaram o método de radiografia de múon, o mesmo que havia sido utilizado para investigar o interior de pirâmides no Egito. O estudo revelou que a construção tem formato de cruz e foi erguida com pedra calcária. Ela tem cerca de 11 metros de altura e se estende por 15 metros do sul ao norte e 13,4 metros do oeste ao leste. 
Segundo a pesquisadora Natalia Polukhina, o fato de a estrutura ter forma de cruz e ter sido construída apontando para os pontos cardeais pode indicar que se trata de um antigo templo cristão. Caso isso se confirme, o local seria a igreja mais antiga da Rússia e uma das primeiras do mundo. Acredita-se que a edificação tenha sido enterrada depois que Derbente foi conquistada pelos árabes, por volta do ano 700 d.C.
Imagens: Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia MISIS/Divulgação