Destaque do mês

Encontrada no egito uma pequena piramide de granito rosa

Uma descoberta arqueológica surpreendente foi feita no sul de Sacará, onde está localizada a necrópole principal da cidade de Mênfis. Lá, uma expedição de arqueológicos franceses e suíços da Universidade de Genebra encontrou uma nova pirâmide de granito rosa, segundo informações do Ministério de Antiguidades do Egito.

Trata-se de uma pirâmide pequena, de 130 cm de altura, 35 cm de largura e 110 cm de base, com a cúpula corroída pelo tempo. Além disso, foi possível encontrar restos de ouro e cobre entre as pedras de granito rosa.



De acordo com Mustafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, a base da pirâmide possui uma superfície suja, o que dá indícios de que ela foi modificada antes da descoberta, ou que sua construção foi abandonada.

Enquanto isso, Philippe Collombert, responsável pela expedição arqueológica, explicou que a nova descoberta foi realizada em uma região localizada ao sul da pirâmide de Pepi I, relativa à VI dinastia do Egito (2345-2181 a. C.), em Sacará.


Fonte: LA VANGUARDIA