Destaque do mês

Cientistas encontram “anomalias” na Grande Pirâmide de Gizé

As pirâmides de Gizé deixam qualquer pessoa olhando com espanto e curiosidade por quase quatro mil anos. Mesmo depois de centenas de anos de exploração arqueológica e científica, pesquisadores ainda estão fazendo descobertas fascinantes. Um projeto recente encontrou marcantes “anomalias térmicas” no lado leste da Grande Pirâmide de Gizé.

A descoberta foi parte da Operação Pirâmide de Digitalização, um projeto recente que utiliza de  “raios cósmicos” e drones para analisar as pirâmides por um grupo de cientistas do Egito, França, Canadá e Japão, sob a autoridade do Ministério de Antiguidades Egípcias.


Com o plano em curso para descobrir novos túmulos e câmaras mortuárias escondidas, o projeto, que usa a tecnologia de imagem térmica na pirâmide, encontrou focos de calor nos misteriosos monumentos. No nível mais baixo do “Cheops”, ou Grande Pirâmide, eles encontraram uma área constituída de blocos que tiveram um intervalo de temperatura muito maior do que seria normalmente esperado para pedras adjacentes feitos com diferentes qualidades de pedra calcária.

Desde lacunas de ar que poderiam manter o calor, bem como a capacidade de absorção de calor de tal rocha ou areia, uma diferença de temperatura poderia revelar informações sobre a estrutura da pirâmide oculta sob a superfície. No entanto, a equipe ainda não está certo o que é exatamente. Ele poderia ser um túmulo, uma cavidade, uma passagem ou mesmo apenas uma fenda na rocha.

Em um comunicado, o ministério de antiguidades egípcias relataram que os cientistas concluíram a existência de diversas anomalias térmicas que foram observadas em todos os monumentos durante a exploração científica realizadas ao nascer do sol, quando as estruturas aquecem a partir do Sol, e ao pôr do sol, quando perdem calor.

“Para explicar essas anomalias, várias hipóteses e possibilidades poderiam ser redigidas; a presença de cavidades por trás da superfície, as correntes de ar internas são as hipóteses mais prováveis.
As pirâmides de Gizé foram construídas em torno de 2.613 e 2.494 a.C. – onde a maior anomalia térmica foi encontrada – sendo a maior e mais antiga dos monumentos, que foi construído para o faraó Khufu (cujo nome em grego traduz de Quéops).

O próximo passo será um levantamento em infravermelho à longo prazo de todas as pirâmides.

Fonte: IFLScience