Destaque do mês

Bild publica fotos inéditas do bunker de Hitler

bunker onde Hitler se suicidou com a sua amante Eva Braun é hoje em dia considerado património arquitectónico nacional.
O jornal alemão Bild publica, na sua edição desta sexta-feira, fotos inéditas dos restos do bunker de Adolf Hitler em Berlim, captadas por um fotógrafo na extinta República Democrática Alemã (RDA), em 1987.
As imagens, qualificadas como documento histórico pelo jornal alemão, mostram as ruínas do bunker, décadas depois do suicídio do Führer, a 30 de Abril de 1945, e foram feitas por um aprendiz de motorista de autocarro, Robert Conrad, que na altura era também fotógrafo amador. Robert Conrad é hoje um fotógrafo especializado em arquitetura  trabalhando em toda a Alemanha.
No recinto chegaram a viver 700 pessoas.
De acordo com Conrad, que agora tem 50 anos, ele infiltrou-se nas ruínas disfarçado de trabalhador da construção e captou assim as imagens secretas. Os restos do bunker estavam no sector leste da capital, na Alemanha oriental, perto da fronteira com o lado ocidental.
Conrad entrou aproveitando umas obras de construção que estavam a ser realizadas na mesma área e captou as imagens com uma pequena câmara fotográfica com uma lente de 35 milímetros. “Foi a última e única oportunidade de documentar esse lugar”, disse Conrad ao Bild, já que imediatamente depois iriam iniciar as obras de construção de vivendas e os acessos ao bunker seriam soterrados. Segundo explicou, voltou ao lugar cerca de 30 vezes, apesar do perigo de ser descoberto.
O fotógrafo afirmou estar seguro de ter descoberto também o lugar no qual Magda Goebbels, a esposa do ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, envenenou os seus seis filhos. Conrad afirmou não ser um “seguidor” do regime nazi e fez as fotografias pelo fascínio por lugares históricos.
bunker, onde Hitler se suicidou com a sua amante Eva Braun, é hoje em dia considerado património arquitectónico nacional. No recinto chegaram a viver 700 pessoas, entre altos dirigentes, funcionários, oficiais da SS (organização policial e de inteligência), e encontra-se próximo do Reichstag, o Parlamento alemão, e da Porta de Brandenburgo.
Fonte: Mundo P