Destaque do mês

Antártica possuía Clima Tropical

ESTUDO REVELA QUE ANTÁRTIDA POSSUÍA CLIMA TROPICAL HÁ 52 MILHÕES DE ANOS

Cientistas da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, reconstituíram a flora existente há 52 milhões de anos no continente localizado no Polo Sul usando análises de pólen e esporos encontrados em rochas submarinas de uma área conhecida como Terra de Wilkes.

O artigo, publicado pela revista Nature, apresenta a conclusão surpreendente de que a Antártida, naquela época, tinha um clima tropical (não ficava abaixo dos dez graus no inverno), e uma vegetação exuberante composta por espécies que atualmente pertencem a regiões quentes, como as palmeiras e baobás da África e as faias e os pinheiros da Nova Zelândia.


Leia também: Brasil inaugura primeiro módulo na Antártica 

Pesquisadores afirmam que esta descoberta pode ser útil para estudar a evolução climática do planeta e medir as consequências das transformações que estão em andamento por causa da atividade humana. O estudo também destaca que há 52 milhões de anos a concentração de dióxido de carbono na atmosfera era o dobro da atual, embora isso, por si só, não explique a grande mudança no ecossistema do Polo Sul, já que deve-se considerar as correntes oceânicas quentes daquele tempo.