segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Túmulo de Napoleão Bonaparte

túmulo de Napoleão fica dentro da igreja da Cúpula. Trata-se da parte do Museu de l'Armée dos Invalides que se encontra ao lado da  Place Vauban. A praça culmina a 101 metros, formando uma silhueta dourada no horizonte de Paris. 

Na capela, outras personalidades militares podem ser vistas. Dentre as quais podemos citar: Vauban, o qual a engenhosidade esculpiu o panorama francês das fortalezas impenetráveis ou o Marechal Foch, que ficou conhecido durante a Primeira Guerra Mundial.

Napoleão Bonaparte estava exilado na ilha Saint-Hélène quando faleceu, em 5 de maio de 1821. Ao longo de décadas, surgiram diversas teorias sobre as circunstâncias de sua morte. 

Em 1840, o rei Luis Filipe organizou o repatriamento dos restos mortais do imperador Napoleão I para o território francês. O príncipe de Joinville, filho do rei, foi o encarregado da missão.  O acontecimento ficou conhecido na História como "O retorno das cinzas"

O monumento, tal qual conhecemos hoje, só foi colocado no centro da Cúpula dos Invalides em 2 de abril de 1861. Na verdade, para que os caixões pudessem ser colocados dentro da igreja, foi preciso efetuar uma reforma, conduzida pelo arquiteto Louis Visconti.







Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas