Destaque do mês

Como o Marketing Ajudou Adolf Hitler ?


Estamos acostumados sempre a discutir sobre marketing nas empresas, para vender mais, ou ainda na política para obter mais votos. Porém o marketing foi usado por uma das grandes figuras da história mundial ADOLF HITLER. Como ele conseguiu encorajar a juventude germânica, que sofria com o tratado de paz imposto pelas vencedoras da primeira guerra mundial, a "mudar a história"? Como será que mesmo não sendo de sangue alemão, se tornou o grande símbolo do país conquistando jovens, empresários políticos e até aliados internacionais?
Primeiramente ele tinha um objetivo (que era conquistar a massa), assim ele sabia para onde direcionar suas estratégias de marketing, era a partir desse objetivo que ele partiu, para ai sim, tentar conquistar a confiança de empresários por exemplo. Isso em uma empresa é o primeiro passo (porque não o mais importante) de uma campanha de marketing, você tem que ter o objetivo, saber quem você quer convencer, para não sair "atirando" para todo lado sem convencer ninguém.
A propaganda foi uma arma muito forte e utilizada nas campanhas Nazistas, eram cartazes espalhados pela cidade, propagandas em rádios, grupos de pessoas gritando os propósitos nazistas, e existem algumas frases marcantes e interessantes que valem ser citadas aqui, ditas pelo próprio Hitler sobre a propaganda:
• O propósito da propaganda é convencer e ao que me refiro é convencer as massas;
• É possível, por meio de uma astuta e repetitiva propaganda, fazer com que as pessoas acreditem que o céu é o inferno e que o inferno é o céu;
• O potencial maior da propaganda se consegue quando se adapta ao mais limitado da inteligência e sempre dirigida as emoções. "Mein Kampf (minha luta) Adolf Hitler".
A estratégia de Hitler sempre foi colocar-se como o único a poder dar aquilo que o povo quer, e foi assim, com propagandas que mexiam com a emoção, e com frases fortes e marcantes que conseguiu conquistar a massa alemã. Ele deu aquilo que eles queriam, e por consequência conseguiu o que buscava (o poder).
Após conseguir o poder, suas estratégias tiveram algumas mudanças, por exemplo, ele deixou de virar as campanhas para a massa alemã, e começou a virar-se mais para o propósito militar. Assim demostra outro ponto importante, a mudança, a adaptação para sempre estar adequado ao momento em que vive, assim, ele se mostrou flexível. Traçou outro objetivo e encima deste começou a montar outra estratégia de marketing.
Com certeza houve várias outras variantes que fez com que Adolf Hitler entrasse para a historia do mundo, por ter conquistado tantas pessoas, e ter levado o país a uma guerra contra quase todo o mundo, porém, este artigo demostra bem que ele fazia questão de usar o marketing, a propaganda, sempre tendo o objetivo como base, ao seu favor. Assim também as empresas podem e devem fazer; traçar objetivos (pra quem eu quero vender), traçar um plano de marketing (quero vender 100 televisores, assim vou fechar com o fornecedor um pacote que eu posso oferecer aos clientes descontos a vista de, e parcelamentos recordes na "semana dos televisores", e a semana dos televisores será anunciada em rádios, revista e jornais, nos meios de publicidade que o meu publico alvo vai ver e vai querer vir comprar).
Certa vez ouvi falar que devemos tirar tudo que é de bom para nós, e o que é ruim devemos jogar fora. Assim estou fazendo neste artigo, não estou glorificando e dizendo que Adolf Hitler foi o melhor dos homens, mas sem dúvida, foi um grande estrategista e marqueteiro, pense bem, se ele foi capaz de chegar ao poder como chegou, imagine o que faria dentro de uma empresa, com certeza levaria ao sucesso.