Destaque do mês

Filhote de mamute mumificado de 30 mil anos é encontrado por acaso no Canadá

Trata-se do animal da espécie mais bem preservado já descoberto na América do Norte.
Mineiros que procuravam por ouro na região de Yukon, no Canadá, encontraram um outro tipo de tesouro. Eles se depararam com os restos mortais mumificados de um filhote de mamute lanudo preservado no permafrost (camada permanente de gelo). Pesquisadores acreditam que o animal tenha vivido há cerca de 30 mil anos.
 
Mamute mumificado mais completo

De acordo com um comunicado conjunto do governo de Yukon e do território do povo nativo Trʼondëk Hwëchʼin, trata-se do "mamute mumificado mais completo encontrado na América do Norte”. O filhote foi batizado de Nun cho ga, que na língua Hän significa “grande bebê animal”. O animal, que possivelmente é uma fêmea, foi encontrado com pele e pelos, o que é algo raro.

“Como paleontólogo da Era do Gelo, sempre foi um dos meus sonhos de vida ficar cara a cara com um mamute lanudo de verdade. Esse sonho se tornou realidade hoje. Nun cho ga é linda e um dos mais incríveis animais mumificados da Era do Gelo já descobertos no mundo", disse Grant Zazula, do Programa de Paleontologia do Governo de Yukon.

Filhote de mamute mumificado de 30 mil anos é encontrado por acaso no Canadá-0

Em 2020, um filhote de lobo de 57 mil anos já havia sido encontrado preservado na região de Yukon. Outros animais da Era do Gelo também foram descobertos nos últimos na Sibéria, entre eles um filhote canino de uma espécie misteriosa e outro, de leão-das-cavernas.

Fontes: BBC, IFLScience, Governo de Yukon e Universidade de Calgary
Imagens: Dan Shugar, @WaterSHEDLab/Divulgação, via Universidade de Calgary