Destaque do mês

Sinais de civilização alienígena podem ter sido detectados por telescópio chinês

Conhecido como FAST, o equipamento captou "possíveis traços tecnológicos" vindos de fora da Terra

Sinais de civilização alienígena podem ter sido detectados por telescópio chinês-0

Localizado na China, o maior radiotelescópio do mundo pode ter detectado sinais de uma civilização alienígena. Conhecido como FAST, o equipamento captou "possíveis traços tecnológicos" vindos de fora da Terra. Uma equipe liderada por Zhang Tongjie, cientista-chefe do Grupo de Pesquisa de Civilização Extraterrestre na Universidade Normal de Pequim, está investigando o caso.

Sinais suspeitos vindos do espaço

Uma das principais funções do telescópio FAST é a busca por vida extraterrestre. Instalado na província de Guizhou, o equipamento vasculha o céu procurando sinais que podem ser produzidos artificialmente. O dispositivo é capaz de detectar ondas de rádio fracas de pulsares em galáxias distantes.

Segundo a imprensa chinesa, os sinais foram captados pela primeira vez em 2019, mas os dados só foram processados em 2020. Um outro sinal suspeito também foi captado neste ano durante o estudo de exoplanetas. Mas os próprios cientistas dizem que isso não quer dizer que eles tenham encontrado provas de vida alienígena.

"A possibilidade de que o sinal suspeito seja algum tipo de interferência de rádio também é muito alta e precisa ser confirmada e descartada", disse Tongjie. "Este pode ser um longo processo", completou. Segundo ele, o telescópio irá continuar a investigar os sinais para descobrir a sua origem.