Destaque do mês

Destroços de navio que inspirou o filme "Os Goonies" são encontrados nos EUA

Galeão espanhol Santo Cristo de Burgos naufragou na costa do Oregon no século XVII.

Destroços de navio que inspirou o filme "Os Goonies" são encontrados nos EUA-0

Um pescador encontrou restos do navio que inspirou o clássico filme de aventuras "Os Goonies", de 1985. O galeão espanhol Santo Cristo de Burgos afundou no Oregon, nos Estados Unidos, no século XVII. Análises indicam que os pedaços de madeira descobertos no local pertencem à embarcação.

Inspiração para Spielberg

Construído nas Filipinas, o Santo Cristo de Burgos deixou Manila em 1693 carregado com mercadorias asiáticas. A causa do naufrágio na costa do Oregon é desconhecida, mas pesquisadores acreditam que o navio teria encontrado ventos fortes e tempestades no Pacífico. A história do naufrágio inspirou o cineasta Steven Spielberg a criar a trama de "Os Goonies", sobre um grupo de crianças e adolescentes que procuram um navio do fictício pirata "Willy Caolho" que afundou na mesma região enquanto carregava um tesouro.

Muitos especialistas duvidaram quando o pescador Craig Andes disse que havia encontrado os restos do navio em uma caverna marítima. Isso porque a costa perto de Astoria é rasa, ambiente que não é propício para a preservação de embarcações afundadas. No entanto, a água onde o naufrágio foi descoberto é fria e não tão salgada graças ao rio Columbia que deságua nas proximidades, o que significa que há menos fatores que poderiam fazer com que a madeira se degradasse.

Ao fazer análises com datação de carbono, os pesquisadores descobriram que os pedaços de madeira encontrados por Andes possivelmente pertencem ao Santo Cristo de Burgos. Mas os  pesquisadores esclarecem que a descoberta consiste apenas em fragmentos da embarcação. "Não encontramos o que chamaríamos de 'O Naufrágio'", disse Scott Williams, vice-presidente da Sociedade Arqueológica Marítima de Astoria. Apesar disso, os arqueólogos acreditam que o casco inferior do navio pode estar preservado nas águas do Oregon.