Destaque do mês

Astrônomos descobrem um misterioso objeto que gira ao redor do centro da Via Láctea

Equivalente a três vezes a massa do Sol, ele fica localizado a uma distância aproximada de 26.000 anos-luz da Terra.

Astrônomos descobrem um misterioso objeto que gira ao redor do centro da Via Láctea-0

Ao observar o centro da Via Láctea, astrônomos chineses descobriram uma estranha formação com a aparência de uma galáxia espiral em miniatura.  Segundo os pesquisadores, trata-se de um enorme disco de gás rodopiante, conhecido como "disco protoestelar". O mais intrigante é que um objeto misterioso com cerca de três vezes a massa do Sol foi identificado perto dele.

Formato inédito

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Astronomy, o disco protoestelar gira em torno de uma única estrela gigante localizada a uma distância aproximada de 26.000 anos-luz da Terra. Discos parecidos estão espalhados pelo universo, servindo como combustível que ajuda as estrelas jovens a se transformarem em sóis ao longo de milhões de anos. No entanto, os astrônomos ficaram surpresos com a descoberta, já que nunca havia sido identificado um disco em formato de espiral antes.

Disco protoestelar

Ao analisar o disco usando dados do telescópio ALMA, do Chile, os pesquisadores se surpreenderam. Isso porque ele não parece se mover da maneira que deveria para apresentar uma forma espiral natural. Em vez disso, ele parece ter sido abalado por uma colisão com outro corpo.

Para verificar essa hipótese, os astrônomos usaram um modelo de computador para simular uma dúzia de órbitas potenciais. Assim, eles descobriram que o misterioso objeto localizado perto do disco poderia ter encostado nele há cerca de 12.000 anos. Essa colisão teria feito com que a poeira estelar a sua volta adquirisse o formato de espiral.

"A combinação de cálculos analíticos, simulação numérica e observações do ALMA fornecem fortes evidências de que os braços espirais no disco são relíquias do contato com o objeto intruso", disse Lu Xing, coautor do estudo e pesquisador associado do Observatório Astronômico da Academia Chinesa de Ciências.

Fontes: Science Alert - Imagens: iStock e SHAO/Reprodução