sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Templo de 2500 anos dedicado à deusa grega Afrodite é encontrado na Turquia

Arqueólogos encontraram as ruínas de um templo dedicado à deusa grega Afrodite na Turquia. Os especialistas acreditam que os restos da edificação tenham cerca de 2500 anos. A descoberta foi feita na península de Urla-Cesme, no oeste do país.

Na mitologia grega, a deusa Afrodite é associada ao amor, beleza, prazer, paixão e procriação. Um outro templo famoso dedicado à divindade fica situado nas ruínas da cidade de Afrodísias, na península turca da Anatólia. O culto a deuses gregos na região remonta ao período helenístico, quando a cultura da Grécia Antiga se expandiu pelo Mediterrâneo.


Os estudos de campo que resultaram nas descobertas da ruínas começaram em 2016. “Durante a nossa pesquisa, detectamos o templo do século VI a.C. O culto à Afrodite era comum naquela época. É uma descoberta fascinante e impressionante”, disse a arqueóloga Elif Koparal, da Universidade Mimar Sinan. “Encontramos uma estátua de uma mulher no chão e, em seguida, uma figura feminina de terracota. Pelos achados, entendemos que havia uma área de culto na região", completou.

Além das ruínas do templo, os pesquisadores descobriram no local  35 assentamentos humanos da era pré-histórica, incluindo 16 do período Neolítico tardio. Na mesma área, que abrange um território de cerca de 1.600 quilômetros quadrados, também foram encontrados vestígios da civilização jônica.

Fontes: Anadolu Agency Hurriyet Daily News - Imagem: Anadolu Agency/Reprodução

Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas