domingo, 8 de março de 2020

Cópia rara da 1ª edição do livro mais importante de Isaac Newton é encontrada na França

Uma cópia rara de um dos mais importantes livros de Isaac Newton acaba de ser encontrada na França. Trata-se da primeira edição em latim de Philosophiæ Naturalis Principia (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), de 1687, obra influente considerada um marco para a ciência. No manuscrito, o cientista inglês descreve suas três leis do movimento dos corpos, que ajudaram a definir a física moderna.
A preciosa edição foi encontrada na biblioteca do patrimônio público de Fesch, na ilha francesa da Córsega, por Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, diretora de conservação da instituição. O local abriga cerca de 50 mil livros.  A pesquisadora se deparou com a obra ao analisar um catálogo do acervo registrado pelo fundador da biblioteca, Lucien Bonaparte (irmão de Napoleão).

Vannina, que comparou o achado com a descoberta do Santo Graal, encontrou a obra na sala principal da biblioteca. Segundo ela, o livro estava escondido nas prateleiras superiores. A capa estava um pouco danificada, mas o interior está em excelentes condições de preservação.
As cópias em latim da primeira edição da obra eram destinadas para serem distribuídas na Europa continental. Elas são extremamente valiosas, pois apenas 400 foram produzidas. Estima-se que apenas metade delas ainda existam. Recentemente, uma dessas cópias foi arrematada por US$ 3,7 milhões em um leilão em Nova York.
Fonte: Newsweek Imagem: Billthom, via Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas