Destaque do mês

Governo do Egito abriu tumba do rei Tutancâmon para restaurar sarcófago

Desde que foi descoberto na cidade egípcia de Luxor, o sarcófago de Tutancâmon, faraó da décima oitava dinastia egípcia, ficou guardado dentro de sua tumba. 

Quase um século depois do achado, o Ministério de Antiguidades do Egito abriu a tumba e está realizando o primeiro trabalho de restauração no caixão, que pode revelar mistérios de milhares de anos.

SARCÓFAGO DE TUTANCÂMON 
“O caixão está mantido no Museu Grand Egyptian (GEM) para a restauração, pois o seu estado é muito frágil”, afirmou o ministro da pasta, Khaled al-Anany.

O sarcófago foi levado até o museu no dia 12 de julho, com materiais especiais para absorver umidade. Uma preparação para a restauração começou no dia 22 de julho, e o objeto foi mantido em uma sala isolada para a esterilização.

O artefato ganhou rachaduras com o tempo, especialmente na tampa e em sua base. Por isso, a restauração deve levar pelo menos oito semanas.

A hipótese mais conhecida sobre a vida do faraó é que ele começou a reinar quando tinha 9 anos de idade e morreu muito jovem, aos 19 anos. Seu reinado ocorreu entre 1333 a 1323 a.C, durante um período conhecido como Novo Reino.

Ele ficou famoso após o arqueólogo Howard Carter descobrir a sua tumba em 1922. A máscara mortuária de Tutancâmon, atualmente no Museu Egípcio, é uma das relíquias históricas mais famosas do mundo.

A última vez que os tesouros de seu túmulo foram expostos no Reino Unido, em 1972, mais de 1,7 milhão de pessoas visitaram a sua exposição no British Museum. A expectativa é que o caixão esteja disponível para visitas no GEM em 2020.

SARCÓFAGO ESTÁ PASSANDO POR PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO
Fotos: MINISTÉRIO DE ANTIGUIDADES DO EGITO