Destaque do mês

Descoberto o maior buraco negro da história, com tamanho equivalente a seis sistemas solares

Os buracos negros estão presentes em praticamente todas as galáxias do universo, e alguns deles são especialmente grandes. Na Via Láctea, encontra-se o impressionante Sagitário A*, um enorme buraco negro, com uma massa equivalente à de quatro milhões de sois. No entanto, existem outros ainda maiores que esse. Agora, cientistas encontraram um com tamanho equivalente a seis sistemas solares.

Os pesquisadores do Instituto Max Planck identificaram um buraco negro fora do comum, muito maior que qualquer outro que já se tenha visto. Esse monstro, no coração da galáxia Holm
berg 15A, a 700 milhões de anos-luz da Terra, supera 40 bilhões de sóis. Ele é tão grande que o termo “supermassivo” não o categoriza, e por isso seus descobridores o tratam como “ultramassivo”.

Chamado de Holm 15A*, o buraco negro é tão grande que engoliria as órbitas de todos os planetas do Sistema Solar. Os cientistas asseguram que ele é “de quatro a nove vezes maior que o esperado, dada a massa estelar do bulbo da galáxia e a velocidade de dispersão de suas estrelas”. 

Eles acreditam que é possível que seu monstruoso tamanho seja devido à fusão de dois buracos negros menores durante uma antiga colisão entre duas galáxias.


Fonte: Newsweek Imagem: Shutterstock.com