Destaque do mês

Bengala elétrica de sobrevivente do Titanic vai a leilão

Uma bengala que tinha uma luz embutida, usada por Ella White para sobreviver do naufrágio do RMS Titanic em abril de 1912, será leiloada por pelo menos US$ 300 mil (R$ 1.129.080,00 na atual cotação). Com o objeto, White iluminou o caminho para que 25 pessoas pudessem sobreviver, indo com ela em um barco salva-vidas.
Quando o navio bateu no iceberg, White estava deitada na cama e sentiu uma sensação estranha. "Foi como se estivéssemos navegado em cima de mil bolinhas de gude”, contou ela em testemunho à polícia dos Estados Unidos em maio de 1912. A transcrição completa de seu depoimento está disponível (em inglês) no site do Titanic Inquiry Project
Na época do acidente, a mulher tinha 55 anos de idade e era passageira da primeira classe. Ela estava viajando com a professora de piano Marie Grice Young, 36, e levava galinhas exóticas da França, visto que as duas mulheres pretendiam criar as aves em uma mansão dos EUA. Historiadores acreditam que White e Young mantinham um relacionamento amoroso.
Como White era uma viúva rica, ela conseguiu acesso ao barco de resgate número 8, o segundo à deixar o Titanic. Quando entrou na embarcação, encontrou 22 mulheres e quatro homens à bordo: os rapazes conseguiram embarcar sobre o pretexto de que eram “remadores”, mas logo ficou claro que eles não eram capazes de remar – como não havia botes o suficiente para todos os passageiros do navio, os tripulantes permitiram que apenas mulheres e crianças embarcassem com prioridade nos barcos salva-vidas. Para sobreviverem, White e outras mulheres assumiram a tarefa de remar. 
Ela e outros sobreviventes resolveram voltar o bote até a zona do naufrágio para ver se podiam resgatar mais pessoas. Como a noite estava muito escura, não foi possível localizar outros botes. “A luz do barco não valia nada. Eu tinha a minha bengala elétrica e essa era a única luz que tínhamos”, detalhou White. 
ELLA WHITE. (FOTO: REPRODUÇÃO: LIVEAUCTIONEERS.COM)
White usava a bengala pois havia machucado o pé durante uma de suas viagens. O objeto funcionava com baterias – tecnologia de ponta para a época, uma vez que fazia apenas 33 anos que Thomas Edison tinha inventado a lâmpada. O objeto ajudou a iluminar o trajeto para que o navio Carpathia resgatasse mais sobreviventes horas depois de o Titanic afundar completamente. 
As 26 pessoas do barco onde White estava sobreviveram. Depois do desastre, ela e Young dividiram uma casa em Westchester County, em Nova York, por 30 anos. Após sua morte, a ela deixou à companheira a propriedade e a bengala.
"Não acho que meu pai entendia que o relacionamento que Ella White e Marie Grice Young tinham era mais do que amizade. Não entendi o que elas tinham até um pouco mais tarde na minha vida”, revelou John Hoving, bisneto de White. 
A bengala foi alvo de disputa entre várias pessoas. Brad Williams, bisneto de Ella White é o atual dono e resolveu leiloar o objeto. Ele disse que herdou o artefato de sua mãe, que tinha o recebido da avó, Mildred Holmes. Já Hoving alegou que a bengala foi roubada há 50 anos do apartamento de sua família.
O BARCO SALVA-VIDAS 6, ASSIM COMO O BARCO ONDE ELLA WHITE ESTEVE, TROUXE MENOS PASSAGEIROS DO QUE PODIA SUPORTAR.(FOTO: REPRODUÇÃO: LIVEAUCTIONEERS.COM)