Destaque do mês

O inexplicável Templo de Kailasa: uma construção esculpida em uma só rocha

A Índia é uma terra de mistérios. Um de seus grandes enigmas é o Templo de Kailasa, localizado na cidade de Ellora, na província de Maharashtra. O templo possui imponentes 30 metros de altura, 33 de largura e 53 de profundidade. No entanto, o que mais impressiona é que ele foi construído em uma só rocha.

Estima-se que o Templo de Kailasa, dedicado ao deus Shiva, foi construído no ano 300 a.C., e que para construí-lo foram removidas mais de 3 mil toneladas de rocha.  De acordo com uma lenda , um rei hindu ordenou que o templo fosse construído depois que ele orou a Shiva para salvar sua esposa da doença. Segundo historiadores indianos, o templo foi construído em apenas 18 anos, utilizando as ferramentas mais básicas como martelos e cinzéis. Se isso for verdade, significa que foram removidas 5 toneladas de rocha por dia, o que é impressionante mesmo para os padrões de hoje, com as tecnologias mais modernas. 
O templo é considerado a maior obra de arte monolítica do mundo. A edificação está perfeitamente alinhada com os quatro pontos cardeais.  O local esconde alguns segredos. Arqueólogos estimam que há mais de 30 milhões de gravuras entalhadas em sânscrito que ainda precisam ser traduzidas. Se os especialistas conseguirem desvendar o significado oculto da linguagem, isso tornaria o Templo de Kailasa um dos artefatos históricos mais valiosos da Terra.




Imagens: Shutterstock.com