terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Plutão pode abrigar um oceano habitável?

Pesquisadores acreditam que Plutão é o lar de um  oceano de água líquida e, consequentemente, reúne algumas condições que tornam possíveis a existência da vida por lá.


A revista científica Nature acaba de publicar imagens de Plutão obtidas pela sonda New Horizons, da NASA. Nelas, é possível ver os vulcões de gelo que cobrem a superfície do planeta anão.
O artigo afirma que “há bilhões de anos, Plutão entrou em choque com um cometa de 200 quilômetros de diâmetro, 20 vezes maior que o asteroide que exterminou os dinossauros na Terra. O impacto formou uma cratera enorme que foi preenchendo de gelo sua superfície”. 

Francis Nimmo, cientista da Universidade da Califórnia, nos EUA, explica: “a forma mais óbvia pela qual Plutão poderia sair de sua órbita é se houvesse uma grande quantidade de água debaixo do gelona depressão conhecida como Sputnik Planitia”

Os responsáveis pela descoberta acreditam que o oceano de Plutão é composto, principalmente, por água, mas é provável também que contenha amônia, um anticongelante. Se esses dados forem confirmados, é possível que consideremos a existência de vida nesse pequeno planeta.

Fontes: Telesur, NASA 
Imagem: NASA

Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas