Destaque do mês

Exemplar raro de livro de Shakespeare é encontrado em ilha na Escócia

Um exemplar de um dos livros mais raros e valiosos do mundo o chamado “First Folio”, de William Shakespeare, foi encontrada em uma ilha da Escócia.

A obra, publicada em 1623, foi a primeira compilação das peças do bardo. O livro foi achado em uma mansão chamada Mount Stuart, na Ilha de Bute e deve ser exposto ao público em breve. Existem cerca de 230 cópias do First Folio no mundo. Uma delas foi vendida por aproximadamente U$ 5,5 milhões em 2003.

Emma Smith, professora especializada em Shakespeare da Universidade de Oxford, disse que ficou muito surpresa com a descoberta. A primeira reação dela foi não acreditar na existência da cópia. “Duvido que eles tenham mesmo”, disse ela quando foi informada do achado. Mas quando inspecionou os três volumes da obra, se certificou de que era autêntica.
O First Folio foi publicado sete anos após a morte de Shakespeare, compilando os textos de 36 peças teatrais do autor. Se o livro não tivesse sido publicado, obras clássicas como A Tempestade, Macbeth e Júlio César provavelmente teriam sido perdidas. Não se sabe exatamente quantas cópias do livro foram produzidas, mas alguns pesquisadores acreditam que tenham sido 750 ao todo. A última havia sido encontrada em 2014 na França.
Fonte: Seu History