Destaque do mês

Segredo do Titanic pode estar em telegrama recém descoberto

Um telegrama recém-descoberto põe em xeque um capítulo sobre a tragédia do Titanic, em 1912. A mensagem, enviada por tripulantes durante o acidente, avisa a companhia detentora do navio sobre o ocorrido. “Nós colidimos com um iceberg = afundando rápido = venha nos ajudar”, diz o bilhete, junto com coordenadas para a posição da embarcação.
Segundo a Discovery News, o principal diretor da companhia, Philip Franklin, falecido em 1939, sempre negou ter conhecimento prévio da situação. Ele declarou, ao Senado norte-americano na época, que só se comunicou com tripulantes ou autoridades do navio após ele ter afundado. Franklin alegava que soube da gravidade do ocorrido pelo presidente da companhia, Bruce Ismay, um dos sobreviventes da tragédia.

O documento foi estudado e indícios apontam que é realmente verdadeiro. Para pesquisadores, não se pode descartar que ele nunca tenha recebido a mensagem. Mas há grandes chances de que Franklin soubesse do desastre e que tenha mentido sobre o assunto. “O telegrama prova que o Titanic enviou mensagem à White Star Line [dona do navio] em Nova York”, decreta Don Ackerman, diretor do departamento de História da casa de leilões Heritage Auctions, nos EUA.
O telegrama foi descoberto ao chegar à casa de leilões texana no último mês. Ele foi um dos itens colocados em um leilão no fim da última semana, ao lado de menu de jantar no navio e outras relíquias. O Titanic afundou em 1912 após colidir com um iceberg quando fazia a rota inaugural entre Reino Unido e Estados Unidos. Cerca de 1.500 pessoas morreram no desastre.
Fonte: G1