Destaque do mês

Carta escrita na noite do naufrágio do Titanic vai a leilão

A única carta conhecida e datada da noite em que o Titanic se chocou contra um iceberg pode alcançar 165.200 dólares em um leilão que será realizado no próximo dia 26 no Reino Unido, informou nesta terça-feira a casa responsável pelo artigo Henry Aldridge & Son.
A carta foi escrita por Esther Hart, uma das sobreviventes da tragédia, e estava destinada a sua mãe, que morava na cidade de Chadwell Heath, no condado de Essex, em Londres.
Na noite em que Hart escreveu a correspondência, que jamais foi enviada, em 14 de abril de 1912, o Titanic bateu em um iceberg e afundou ao sul de Terranova, no Canadá. O navio fazia então sua viagem inaugural, do porto inglês de Southampton a Nova York.
Esther Hart e sua filha Eva, de 7 anos, foram resgatadas após a tragédia. Seu marido, Benjamin, morreu no naufrágio.
O Titanic parte rumo a Nova York; o navio naufragaria na madrugada de 15 de abril de 1912 (Central Press/Hulton Archive)
A correspondência, que traz o logotipo da bandeira White Star Line, proprietária do Titanic, foi adquirida há vários anos pela pessoa que a pôs à venda agora, segundo a casa de leilões, que não revelou a identidade do proprietário.
Na carta, Hart descreve que se sentia enjoada e que não havia comido e nem bebido nada, mas que sua filha estava passando bem e, inclusive, cantaria em um concerto a bordo.
O naufrágio do Titanic matou mais de 1.500 das 2.224 pessoas a bordo. A embarcação foi localizada em 1985, a 4 mil metros de profundidade.