segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Quadro confiscado pelos nazistas duas vezes será devolvido aos donos

Obra de Caspar Netscher estava em museu na Alemanha desde 1952

O quadro A Senhora na Janela, do pintor do século XVII Caspar Netscher, voltará para as mãos de seus legítimos donos depois de ser confiscado pelos nazistas em duas ocasiões.
As autoridades de Wuppertal (no oeste da Alemanha) informaram nesta quarta-feira que o Conselho Municipal aprovará a restituição da tela no final de fevereiro. Atualmente, ela está em exibição no Museu Von der Heydt, na cidade.
Lady at the Window, de Caspar Netscher (Reprodução)
Segundo as autoridades, o quadro pertencia originalmente à Pinacoteca Antiga de Munique, de onde foi confiscado pelos nazistas. Ele foi então vendido pelo regime de Adolf Hitler a um casal de colecionadores judeus, Hugo e Elisabeth Jacoba Andriesse, que viviam na Bélgica.
Em 1940, o casal decidiu fugir para os Estados Unidos após a invasão das tropas germânicas. O quadro, junto com outras obras acumuladas pelo casal, foi parar em um bunker do Museu Real de Bruxelas, até que, em 1942, a coleção foi novamente confiscada pelos nazistas.
Em um documento da época, se atribui a coleção ao marechal Hermann Göring, braço direito de Hitler. O quadro foi enviado ao Louvre, em Paris. Em 1950, foi adquirido por Rudolf Ziersch, que dois anos depois doou a pintura ao Museu Von der Heydt.
O casal de colecionadores judeus que fugiu para o Estados Unidos morreu décadas atrás, mas os herdeiros de Elisabeth reivindicaram a tela.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas