Destaque do mês

Obras em Paranapiacaba começam no primeiro semestre do ano que vem

O Trabalho da equipe do Reconstruindo o Passado junto com outros instituições não foi em vão!
As obras na vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André, beneficiada na terça-feira por verba de R$ 42,42 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, começam no primeiro semestre do ano que vem. Quem garante é o secretário de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, que afirmou que as licitações, divididas por intervenções, serão lançadas no início de 2014.
 Conforme Di Giorgio, a partir de agora a Prefeitura terá 180 dias para apresentar os projetos executivos ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Esse é o prazo máximo, mas pretendemos concluir tudo antes disso. Não queremos perder a possibilidade de ser uma das cidades turísticas durante a Copa do Mundo de 2014.”
O recurso federal possibilitará a restauração da garagem das locomotivas, oficinas de manutenção e almoxarifado da antiga São Paulo Railway Company, da sede da Associação Recreativa Lyra da Serra (Cine Lyra), do campo de futebol, da Casa do Engenheiro e a reconstrução de imóvel incendiado na região do Hospital Velho.
O recurso também será investido no restauro de 242 imóveis da Vila Martin Smith, dos 330 para os quais a Prefeitura pediu recursos. “O governo federal priorizou as casas de madeira, cuja técnica de restauro é mais apurada e exige mais verba. Para as de alvenaria, vamos entrar em contato com os moradores para pensar em esquema de mutirão”, explica o secretário.
Além dos imóveis de alvenaria, ficaram de fora do pacote de verbas federais as intervenções de saneamento, que incluem a recuperação e adaptação das estruturas de drenagem e esgoto e o calçamento de área de 15 mil metros quadrados da Rua Schonoor, com faixa de acessibilidade.
Di Giorgio afirma que isso já era esperado pela Prefeitura. “Como não se trata de patrimônio, essa parte não foi contemplada. Por isso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) incluiu Paranapiacaba nos recursos que solicitou à União dentro do PAC Saneamento. Estamos aguardando resposta.” 
Fonte: Diario do grande ABC