terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cientistas identificam "ILHA-FANTASMA" no sul do Pacifico

Uma descoberta um tanto quanto inusitada foi realizada por uma equipe de cientistas da Austrália. 


Eles identificaram uma “ilha-fantasma”, nome dado a uma ilha que aparece na cartografia histórica por um período de tempo, mas que finalmente é removida assim que sua inexistência é confirmada. O mais recente caso aconteceu com a Sandy Island, listada por cartógrafos em atlas, mapas, Google Maps e Google Earth, que estaria localizada entre a Austrália e a Nova Caledônia (território francês), no sul do Pacífico.

A prova de que a ilha não existe aconteceu depois que o grupo de cientistas decidiu navegar até ela e simplesmente não a encontrou. De acordo com um dos cientistas envolvidos, a ilha aparece como Sable Island no Times Atlas of the World. O Southern Surveyor, um navio de pesquisa marítima australiano, também afirma que ela existe. Mas, quando decidiu conferir a existência da ilha, a embarcação também não avistou nada.

A ilha-fantasma aparece regularmente em publicações científicas desde 2000. A ilha, contudo, não aparece em documentos do governo francês, que teria a jurisdição sobre ela, nem nas cartas de navegação, elaboradas a partir de medições de profundidade.


Fonte:Sydney Morning Herald

Um comentário:

Anônimo disse...

Como o planeta Terra é sensacional.

Postagens mais acessadas