Destaque do mês

Novo tipo de dinossauro carnívoro é encontrado

Um novo membro passou a fazer parte da árvore genealógica dos dinossauros. Trata-se do Alnashetri cerropoliciensis, o mais velho da família de dinossauros carnívoros alvarezsáuridos encontrados na América do Sul. Ele viveu há 95 milhões de anos na província argentina de Rio Negro, onde, em 2005, foram encontrados seus fósseis. Sete anos mais tarde, finalmente, sua imagem foi reproduzida como a de um animal com cerca de 50 centímetros de comprimento e 20 centímetros de altura.


Por conta de suas medidas, ele se transformou no menor exemplar do seu grupo, superando um outro que foi descoberto em 1991 por José Bonaparte, batizado com o nome do médico e historiador Gregorio Alvarez Neuquen.



Anos mais tarde, os alvarezsaúridos foram descobertos em várias partes do mundo, mas nenhum tão pequeno como Alnashetri, cujo nome vem do dialeto tehuelche e que significa "pernas finas". A descoberta mostra que os alvarezsáuridos da Argentina não são originários da Ásia, como se acreditava até agora, mas sim que eles já estavam no território desde o início do período Cretáceo Superior.

Entre suas características físicas estão focinhos longos, dentes pequenos, penas e pernas longas. Os alvarezsáuridos pertencem aos terópodes, ou dinossauros carnívoros. Eles eram velozes, mas não podiam voar. Seu parentesco estaria associado ao avestruz, ou a versões menores de aves como perdizes.

O trabalho científico sobre este novo dinossauro foi publicado na revista Fieldiana , do Museu Field, de Chicago, e também foram apresentadas reproduções 2D do animal.


Fonte: BBC