quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nasa faz funeral público para Neil Armstrong em Washington


Primeiro homem a pisar na Lua, ex- astronauta americano Morreu no dia 25 de agosto, aos 82 anos de idade


A memória do astronauta Neil Armstrong foi homenageada nesta quinta-feira (13) em Washington. Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morreu no dia 25 de agosto , em Ohio, nos Estados Unidos, por complicações resultantes de cirurgias cardiovasculares. Ele tinha 82 anos de idade. 
Os companheiros de tripulação da Apollo 11,Buzz Aldrin e Michael Collins, e o astronauta do Mercury, John Glenn, estavam entre as cerca de 2.500 pessoas que participaram da cerimônia na Catedral de Washington. Uma rocha lunar, presente dos astronautas da Apollo 11 à igreja em 1974, está incrustada em um dos vitrais da catedral.
A cerimônia também  contou com a presença dos astronautas Michael Collins, da Apollo 11 e Eugene A. Cernan, da Apollo 17 e último homem a pisar na Lua. "Ele sabia quem era e sabia a dimensão de seu feito", disse Cernan, emocionado.
"Neil deixou mais que impressões digitais em uma bandeira na Lua. Ele deixou uma marca nos corações americanos e criou uma base para alcançar novos mundos", disse o administrador da Nasa Charles Bolden em sua fala durante a cerimônia.

O ex-secretário do tesouro americano John W. Snow também falarou na Catedral. Snow comentou que conhecia Neil Armstrong não como um mito, mas como um amigo com quem podia jogar golfe. "Quando Armstrong era questionado sobre a sensação de pisar na Lua, ele respondia que pilotos preferiam voar. Isto é Neil Armstrong", disse.
Entre as homenagens está a apresentação da cantora Diana Krall. Ela cantou a música “Fly me to the moon”, de Frank Sinatra.
Armstrong era o comandante da primeira missão lunar, na Apolo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. Em 21 de julho de 1969, a cápsula lunar Eagle pousou sobre a superfície lunar e Armstrong - como havia sido planejado - foi o primeiro homem a caminhar sobre a Lua. Foi ele quem proferiu a histórica frase: "Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. 

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas