Destaque do mês

A lenda do Pé Grande, verdade ou mito?

Imagem ilustrativa - Autor desconhecido.

O Pé-grande, Bigfoot ou Sasquatch é descrito como uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Reivindica-se que seria um animal aparentado do Iéti tibetano (o "Abominável Homem das Neves").

Relatos de pessoas que teriam visto a criatura, na maioria dos casos, descrevem um primata bípede muito alto entre 2m a 4,5 m. Geralmente é coberto por pelos de cor marrom e seu rosto é uma mistura de gorila e de humano. Algumas pessoas também relatam um forte odor desagradável, enquanto outras dizem que a criatura não exala cheiro.

Existe uma teoria científica que aponta a possibilidade dessas criaturas serem descendentes diretos do gigantopithecus, primata já extinto, maior que um gorila e que possuía dentes parecidos com os dos humanos. Seu parente vivo mais próximo é o orangotango.

Em 2007 foi organizada uma expedição em busca de provas ou até mesmo do próprio pé-grande. Mas nada foi encontrado.

Em 15 de agosto de 2008, dois caçadores norte-americanos foram à mídia dizendo terem em suas mãos o corpo congelado do famoso Bigfoot. Porém, após a análise do "corpo", foi descoberto que o suposto cadáver do monstro não passava de uma fantasia de macaco congelado. Em defesa, os dois caçadores disseram terem sido enganados e comprado o corpo de dois outros caçadores por um preço "inacreditavelmente baixo", mas decidiram levar a farsa a diante.

Em 2014, o primeiro estudo feito pela comunidade científica e revisado por vários investigadores revelou que os pelos recolhidos nos locais onde houve avistamentos no decorrer de anos do Pé-grande e do Iéti pertenciam a animais tais como lobos e ursos.

Nos anos de 2020 a 2023, o número de avistamentos e registros aumentaram nos Estados Unidos e no Canada. Acreditasse que por conta da pandemia (COVID-19) as florestas e campos ficaram com menos movimentações e portanto deixando-os mais "livres" e sem medo da sociedade. (Teorias coletadas na internet).

"Espécies" de Pé Grande 
O primeiro seria os Sasquatch Canadense. Basicamente, eles mantém as características básicas do Pé Grande original, porém com hábitos mais noturnos e com uma velocidade acima da média. 

Em segundo seria os Yeti do Nepal, ou “Abominável Homem das Neves”. Esses seriam uma versão do Pé Grande para regiões geladas, sendo descritos como habitantes das Montanhas do Himalaia. 

Em terceiro seriam os Yowie Australiano, os quais possuem olhos vermelhos, pelo preto em uma altura que varia entre 1 metro e meio a 3 metros e meio. Provavelmente o mais assustador de todos. 

Por último, seriam os Orang Pendek da Indonésia, os quais são uma versão pequena do pé grande, medindo apenas 1 metro e meio, e com uma leve barriguinha e com um cabelo grande e liso.

A filmagem "Patterson-Gimlin Film".
Ela é chamada normalmente de "Patterson-Gimlin Film", pois foi filmado por Roger Patterson (falecido em 1972) e Robert Gimlin 
(falecido em 2018), no ano de 1967 no norte da Califórnia, EUA. Os avistamentos de sasquatchs são antigos nos Estados Unidos, remontando ao século XIX.



Patterson, responsável pelo famoso filme que acabou gravado na mentalidade coletiva, estava, na época, fascinado pela ideia de existir o Pé-Grande. Na década de 60, ele se dedicou a pesquisar o fenômeno, entrevistando pessoas e coletando evidências.

Em 1966, auto publica um livro chamado "Os Abomináveis Homens da Neve da América Realmente Existem?", onde, com sua escrita simples e até exagerada, reunia uma série de relatos e ilustrações, muitos deles inéditos.

No ano de 1967, Patterson começou a filmar um tipo de documentário ou filme amador sobre cowboys em busca do sasquatch. Um dos atores era o já mencionado Robert Gimlin. Patterson decide ir até um local onde havia relatos recentes de avistamento, assim como grandes pegadas encontradas.

No dia 20 de outubro daquele ano, os dois vão a cavalo até o local na área de Bluff Creek. À beira de um riacho, entre as pedras, eles percebem a presença de alguma criatura do outro lado daquela clareira. A criatura atravessa o local em direção à floresta, revelando-se como um bípede de grande estatura e pelagem variando entre o vermelho escuro e o marrom. Supostamente a criatura seria do sexo feminino, uma vez que apresentava seios.

Depois de anos de analise e estudos, a filmagem foi classificada como verdadeira, sem indícios de montagem ou manipulações.

Fonte: Wikipedia e edições do Reconstruindo o Passado.