Destaque do mês

Encontrado maior tesouro da história.

Foi encontrado um navio afundado durante a Segunda Guerra Mundial a mais de 4 mil metros de profundidade, no Oceano Atlântico. Os exploradores descobriram também um tesouro com cerca de 240 toneladas de prata, avaliado em cerca de 150 milhões de euros.

SS Gairsoppa em 1940.


A empresa norte-americana Odyssey Marine Exploration, que se dedica à exploração de barcos naufragados com cargas valiosas, anunciou a descoberta do cargueiro britânico "SS Gairsoppa" na segunda-feira e afirmou estar já a trabalhar na recuperação da carga.


"Tendo em conta o estado e a exposição dos destroços do naufrágio, estamos quase convencidos que podemos recuperar a carga", frisou Andrew Craig, director do projecto, que confessou estar entusiasmado com a descoberta.

Os pesquisadores foram capazes de confirmar, graças a um submarino dirigido por controlo remoto, a localização e a identificação do navio abatido pelos alemães no mês de Fevereiro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial. Veja o video:



O "SS Gairsoppa" está a 4700 metros de profundidade no Oceano Atlântico e a 480 quilómetros da costa da Irlanda, informou a companhia de exploração.